Romanos

A Epístola aos Romanos, geralmente referida apenas como Romanos, é o sexto livro do Novo Testamento. Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo. É a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o "mais importante legado teológico".

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Capítulo 9

1 : Digo a verdade em Cristo, não minto, e minha consciência dá testemunho comigo pelo Espírito Santo,

2 : de que tenho grande tristeza e contínuo tormento em meu coração.

3 : Porque desejaria eu mesmo ser separado de Cristo em proveito dos meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;

4 : que são israelitas, e a quem pertencem a adoção como filhos, a glória, os pactos, a Lei, o culto, e as promessas;

5 : deles são os patriarcas, e deles, quanto à carne, é Cristo, que é sobre todos, Deus bendito eternamente, Amém!

6 : Não que a palavra de Deus tenha falhado; porque nem todos os que são de Israel são [verdadeiros] israelitas.

7 : Nem por serem descendentes de Abraão são todos filhos, mas: “Em Isaque será chamada a tua descendência”.

8 : Isto é, não são os filhos da carne que são os filhos de Deus; mas sim os filhos da promessa que são contados como descendência.

9 : Pois esta é a palavra da promessa: Aproximadamente a este tempo virei, e Sara terá um filho.

10 : E não somente isso, mas também Rebeca, quando esteve grávida por intermédio de um só, Isaque, nosso ancestral

11 : (pois, como não eram ainda nascidos, não haviam feito bem ou mal, para que o propósito de Deus, segundo a escolha, continuasse; não pelas obras, mas por causa daquele que chama),

12 : foi dito a ela: O mais velho servirá o mais jovem;

13 : como está escrito: “Amei Jacó, mas odiei Esaú”.

14 : Que diremos, então? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma!

15 : Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer”.

16 : Portanto, não [depende] daquele que quer, nem daquele que se esforça, mas sim, de Deus, que se compadece.

17 : Pois a Escritura diz a Faraó: “Para isto mesmo te levantei: para mostrar em ti o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra”.

18 : Portanto, ele tem misericórdia de quem quer, e endurece a quem quer.

19 : Tu, então, me dirás: “Por que ele ainda se queixa? Pois quem resiste à sua vontade?”

20 : Mas antes, quem és tu, ó, humano, para questionares a Deus? Por acaso a coisa formada dirá ao que a formou: “Por que me fizeste assim?”

21 : Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra, e outro para desonra?

22 : E se Deus, querendo mostrar a [sua] ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição,

23 : a fim de fazer conhecidas as riquezas da sua glória nos vasos da misericórdia, que preparou com antecedência para a glória,

24 : que somos nós, aos quais ele chamou, não somente dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

25 : Como também diz em Oseias: “Ao que era Não-Meu-Povo, chamarei de Meu-Povo; e a que não era Não-Amada, [chamarei] de Amada”.

26 : E será que, no lugar onde lhes foi dito: “Vós não sois meu povo, Aí serão chamados filhos do Deus vivo”.

27 : Também Isaías clama acerca de Israel: “Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, [apenas] o remanescente será salvo;

28 : porque o Senhor concluirá e executará brevemente a sentença em justiça; pois ele fará uma breve sentença sobre a terra”.

29 : E como Isaías predisse: “Se o Senhor dos Exércitos não houvesse nos deixado descendência, nós nos teríamos tornado como Sodoma, e como Gomorra teríamos sido semelhantes”.

30 : Então, que diremos? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que é pela fé;

31 : porém, Israel, que buscava a Lei da justiça, não alcançou a Lei da justiça

32 : Por quê? Porque não [a buscavam] pela fé, mas sim, como que pelas obras da Lei;pois tropeçaram na pedra de tropeço,

33 : como está escrito: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha que causa queda; e todo aquele que nela crer não será envergonhado”.