I João

I João é a primeira epístola do apóstolo João. Seu objetivo ao escrever era expor a heresia dos falsos mestres e confirmar a fé dos verdadeiros crentes. João declara ter escrito para dar garantia da vida eterna àqueles que Crêem "no nome do Filho de Deus" (I João 5:13). A incerteza de seus leitores sobre sua condição espiritual foi causada por um conflito desordenado com os mestres de uma falsa doutrina. João refere-se ao ensinamento como enganosos (I João 2:26, I João 3:7) e aos mestres como "falsos profetas" (I João 4:1), mentirosos (I João 2:22) e anticristos (I João 2:18-22, I João 4:3). Ele um dia tinha estado com a igreja, mas tinha se afastado (I João 2:19) e tinha se "levantado no mundo" (4.1) (I João 4:1)para propagar sua perigosa heresia.

Capítulos »

1 » 2 » 3 » 4 » 5 »


Capítulo 5

1 : Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que gerou, também ama ao que dele é nascido.

2 : Nisto sabemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus, e guardamos os seus mandamentos.

3 : Pois este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

4 : Pois todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

5 : Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

6 : Este é aquele que veio por água e sangue: Jesus, o Cristo. Não só pela água, mas pela água e [pelo] sangue. E o Espírito é o que lhe dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

7 : Pois são três os que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.

8 : E três são os que testemunham na terra: o Espírito, a água e o sangue; e estes três estão em unidade.

9 : Se recebemos o testemunho humano, o testemunho de Deus é maior; pois este é o testemunho de Deus, que testificou de seu Filho.

10 : Quem crê no Filho de Deus tem testemunho em si mesmo; quem não crê em Deus o fez de mentiroso, porque não creu no testemunho que Deus deu acerca do seu Filho.

11 : E este é o testemunho: que Deus nos deu a vida eterna; e essa vida está no seu Filho.

12 : Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

13 : Estas coisas escrevi para vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e que creiais no nome do Filho de Deus.

14 : E esta é a confiança que diante dele: que se pedirmos alguma coisa conforme a sua vontade, ele nos ouve.

15 : E se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as coisas que lhe pedimos.

16 : Se alguém vê o seu irmão cometer um pecado que não é para a morte, orará, e lhe dará vida, para os que não pecarem para a morte. Há pecado para a morte, pelo qual não digo que ore.

17 : Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte.

18 : Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado; mas o que é gerado de Deus guarda a si mesmo, e o maligno não o toca.

19 : Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz no maligno.

20 : E sabemos que o Filho de Deus veio, e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro; e no Verdadeiro estamos, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus, e a vida eterna.

21 : Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.