I João

I João é a primeira epístola do apóstolo João. Seu objetivo ao escrever era expor a heresia dos falsos mestres e confirmar a fé dos verdadeiros crentes. João declara ter escrito para dar garantia da vida eterna àqueles que Crêem "no nome do Filho de Deus" (I João 5:13). A incerteza de seus leitores sobre sua condição espiritual foi causada por um conflito desordenado com os mestres de uma falsa doutrina. João refere-se ao ensinamento como enganosos (I João 2:26, I João 3:7) e aos mestres como "falsos profetas" (I João 4:1), mentirosos (I João 2:22) e anticristos (I João 2:18-22, I João 4:3). Ele um dia tinha estado com a igreja, mas tinha se afastado (I João 2:19) e tinha se "levantado no mundo" (4.1) (I João 4:1)para propagar sua perigosa heresia.

Capítulos »

1 » 2 » 3 » 4 » 5 »


Capítulo 4

1 : Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são da parte de Deus; porque muitos falsos profetas têm vindo ao mundo.

2 : Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

3 : e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; e este é o do anticristo, do qual já ouvistes que virá, e que já agora está no mundo.

4 : Filhinhos, vós sois de Deus, e tendes vencido esses; pois maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

5 : Eles são do mundo, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.

6 : Nós somos de Deus. Aquele que conhece Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.

7 : Amados, nos amemos uns aos outros; porque o amor é de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

8 : Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

9 : Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: que Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos.

10 : Nisto está o amor, não que nós tenhamos amado a Deus, mas sim, que ele nos amou, e enviou seu Filho como sacrifício para perdão dos nossos pecados.

11 : Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.

12 : Ninguém jamais viu Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e o amor dele em nós é aperfeiçoado.

13 : Nisto sabemos que estamos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.

14 : E vimos e damos testemunho de que o Pai enviou o Filho [para ser] Salvador do mundo.

15 : Todo aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.

16 : E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e quem está no amor está em Deus, e Deus nele.

17 : Nisto o amor é aperfeiçoado em nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, pois, como ele é, assim somos nós neste mundo.

18 : No amor não há medo; pelo contrário, o perfeito amor expulsa o medo; pois o medo está relacionado ao castigo; e o que teme não está aperfeiçoado em amor.

19 : Nós o amamos, porque ele nos amou primeiro.

20 : Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, e odeia seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem nunca viu?

21 : E dele temos este mandamento: quem ama a Deus, ame também seu irmão.