Jó
O Livro de Jó (em hebraico: אִיוֹב, Iyov) é um dos livros da seção dos "Escritos" (Ketuvim) da Bíblia hebraica (Tanach) e o primeiro dos livros poéticos do Antigo Testamento da Bíblia cristã. Jó endereça o problema da teodiceia — a justificação da justiça de Deus à luz do sofrimento da humanidade — e é uma rica obra teológica que apresenta diversas perspectivas sobre a questão. O texto tem sido amplamente elogiado por suas qualidades, com Alfred Tennyson chamando-o de "o maior poema dos tempos antigos e modernos".
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Capítulo 32
1 : Então aqueles três homens cessaram de responder a Jó, porque ele era justo em seus olhos.
2 : Porém se acendeu a ira de Eliú, filho de Baraquel, buzita, da família de Rão; contra Jó se acendeu sua ira, porque justificava mais a si mesmo que a Deus.
3 : Também sua ira se acendeu contra seus três amigos, porque não achavam o que responder, ainda que tinham condenado a Jó.
4 : E Eliú tinha esperado a Jó naquela discussão, porque tinham mais idade que ele.
5 : Porém quando Eliú viu que não havia resposta na boca daqueles três homens, sua ira se acendeu.
6 : Por isso Eliú, filho de Baraquel, buzita, respondeu, dizendo: Eu sou jovem e vós sois idosos; por isso fiquei receoso e tive medo de vos declarar minha opinião.
7 : Eu dizia: Os dias falem, e a multidão de anos ensine sabedoria.
8 : Certamente há espírito no ser humano, e a inspiração do Todo-Poderoso os faz entendedores.
9 : Não são [somente] os grandes que são sábios, nem [somente] os velhos entendem o juízo.
10 : Por isso eu digo: escutai-me; também eu declararei minha opinião.
11 : Eis que eu aguardei vossas palavras, [e] dei ouvidos a vossas considerações, enquanto vós buscáveis argumentos.
12 : Eu prestei atenção a vós, porém eis que ninguém há de vós que possa convencer a Jó, [nem] que responda a suas palavras.
13 : Portanto não digais: Encontramos a sabedoria; que Deus o derrote, [e] não o homem.
14 : Jó não dirigiu suas palavras a mim, nem eu lhe responderei com vossos dizeres.
15 : Estão pasmos, não respondem mais; faltam-lhes palavras.
16 : Esperei, pois, porém [agora] não falam; porque já pararam, [e] não respondem mais.
17 : Também eu responderei minha parte; também eu declararei minha opinião.
18 : Porque estou cheio de palavras, e o espírito em meu ventre me obriga.
19 : Eis que meu ventre é como o vinho que não tem abertura; e que está a ponto de arrebentar como odres novos.
20 : Falarei, para que eu me alivie; abrirei meus lábios, e responderei.
21 : Não farei eu acepção de pessoas, nem usarei de títulos lisonjeiros para com o homem.
22 : Pois não sei lisonjear; [caso contrário] ,meu Criador logo me removeria.