Romanos
A Epístola aos Romanos, geralmente referida apenas como Romanos, é o sexto livro do Novo Testamento. Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo. É a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o "mais importante legado teológico".
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Capítulo 2
1 : Por isso, tu, que julgas, não tens desculpa; quem quer que sejas! Pois condenas a ti mesmo naquilo que julgas o outro, porque tu, que julgas, fazes as mesmas coisas.
2 : E sabemos que o julgamento de Deus é segundo a verdade sobre os que fazem tais coisas.
3 : E tu, humano, que julgas os que praticam tais coisas, ao fazê-las, pensas que escaparás do julgamento de Deus?
4 : Ou desprezas tu as riquezas de sua bondade, tolerância, e paciência, ignorando que é a bondade de Deus que te conduz ao arrependimento?
5 : Mas, conforme a tua dureza e o teu coração que não se arrepende, tu ajuntas ira para ti no dia da ira e da manifestação do justo julgamento de Deus,
6 : que recompensará a cada um segundo as suas obras:
7 : vida eterna aos que procuram glória, honra, e imortalidade, fazendo o bem com perseverança;
8 : mas indignação e ira aos que agem com egoísmo, obedecendo à injustiça, e não à verdade.
9 : Haverá aflição e angústia a toda pessoa que pratica o mal, primeiramente ao judeu, e também ao grego;
10 : porém, glória, honra, e paz, a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego;
11 : porque com Deus não há acepção de pessoas.
12 : Pois todos os que sem Lei pecaram, sem Lei também perecerão; e todos os que pecaram sob a Lei, pela Lei serão julgados;
13 : porque não são os que ouvem a Lei que são justos diante de Deus, mas sim, os que praticam a Lei que serão justificados.
14 : Pois quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente as coisas que são da Lei, estes, ainda que não tenham a Lei, são lei para si mesmos.
15 : Eles mostram a obra da Lei escrita em seus corações, dando-lhes testemunho juntamente a sua consciência, e os pensamentos, ora acusando-os, ora defendendo-os.
16 : Isso acontecerá no dia em que Deus julgará os segredos dos seres humanos por meio de Jesus Cristo, conforme o meu Evangelho.
17 : Eis que tu, que és chamado de judeu, e descansas confiando na Lei, e te orgulhas em Deus,
18 : conheces a vontade [dele] , e aprovas as melhores coisas, por seres instruído na lei;
19 : e confias ser guia dos cegos, luz dos que estão nas trevas,
20 : instrutor dos tolos, professor das crianças, e que consideras a lei como a forma do conhecimento e da verdade;
21 : tu, pois, que ensinas ao outro, não ensinas a ti mesmo? Tu que pregas que não se deve furtar, furtas?
22 : Tu que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu que odeias os ídolos, profanas templos?
23 : Tu, que te orgulhas da Lei, pela transgressão da Lei desonras a Deus;
24 : porque, como está escrito: “O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa”.
25 : Pois a circuncisão tem proveito de fato se guardares a Lei; porém, se tu és transgressor da Lei, a tua circuncisão se torna incircuncisão.
26 : Ora, se o incircunciso obedecer às exigências da Lei, por acaso não será a sua incircuncisão considerada como circuncisão?
27 : E se o que de natureza é incircunciso cumprir a Lei, ele julgará a ti, que mesmo com a norma escrita e a circuncisão és transgressor da Lei.
28 : Pois judeu não é o de aparência externa, nem circuncisão é a na carne,
29 : mas é judeu o que é no interior, e circuncisão é a de coração, no espírito, e não em uma norma escrita. Esse é elogiado não pelas pessoas, mas sim, por Deus.